Eba, é tempo de festa junina!

01.06.2015

Que delícia, é tempo de festa junina! Delícias, dança, bandeirinhas, diversão e animação fazem desta época boa demais. O Brasil inteiro entra na dança, e convenhamos que nossas festas juninas são incríveis e de dar inveja à qualquer estrangeiro, não acham?

 

Vai organizar ou participar de uma festa junina? Hoje damos dicas para fazer de seu evento festivo muito muito bacana:

 

1. Traje: adoro festa junina porque, na realidade, qualquer um pode ter ou inventar alguma coisa para usar sem investir muito ou mesmo nada. Tem os mais ousados que fazem roupas super bregas e extremamente divertidas misturando de tudo um pouco, e tem as versões mais fofas que abusam de lacinhos e detalhes, mas que dão aquele toque caipira. Tudo fica legal e todo mundo pode facilmente ficar a caráter.

 

Não sabe como providenciar um traje sem gastar ou por não gostar do que já existe pronto por aí? Aqui vão algumas ideias:

 

- "Invada" o guarda-roupa de seus avós ou de uma pessoa que tenha coisas antigas. Se quiser comprar, vale ir no brechó mais em conta e procurar algo divertido. Basta um terno meio xadrex ou em uma cor diferente que a maior parte do visual já tá dá certo. Outra maneira é usar suas próprias roupas em combinações inusitadas ou de maneiras diferentes, por exemplo, use um casaco seu lado avesso.

 

- Você também pode customizar roupas próprias para compor seu traje. Os clássicos remendos com pedacinhos ou retalhos de tecido sempre dão certo. Basta costurar - do jeito que der, afinal é festa junina - alguns em um jeans ou peça de roupa que já dá super certo, e não capriche muito não, porque você deve pode fazer isso em uma roupa de seu dia a dia e tem que ficar fácil de tirar depois e não estragar.

 

As meninas podem abusar de fitas e laços que dão um toque delicado, mas ao mesmo tempo caipira. Faça laços de fita e costure em uma saia com um pontinho que fica meigo. Aproveite as marias chiquinhas no cabelo e você pode amarrar várias fitas coloridas que vai ficar show!

 

Pra quem não me conhece, esta é quem escreve e "inventa" na empresa junto com o maridão curtindo uma festa junina usando as dicas que acabei de comentar.

 

2. Decoração e festa: não precisa muita coisa né... basta um pouco de palha espalhada no chão, e algumas bandeirinhas que já deu festa. Mas pra incrementar, você pode pendurar chapeus de palha nas paredes, assim como fazer balões de papel tipo origami que ficam ótimos. Se tiver madeiras de alguém que usa lareira e papel celofane vermelho, amarelo e laranja, dá pra montar uma fogueira. Em lojas de festa, pra quem quer investir mais, você encontra gravuras e paineis lindos pra compor o salão. Ah... e não esqueçam que dá pra usar tecidos coloridos que combinam demais. O tecido de chita - barato e super estampado e colorido - dá conta do recado.

 

E MUITO importante: não esqueça da música! Separe algumas playlists juninas, veja se tem alguns amigos que tocam um forró gostoso, seja como for, a festa só vai ser animada o suficiente com música divertida!

 

3. Comes e bebes: não tem erro, todo mundo sabe o que serve em festa junina: quentão, paçoca, pipoca, pinhão (no sul), doce de amendoim, milho, bolo... e de maneiras que tem sido lindas de servir, por exemplo, o bolo de pipoca! Tem alguns lindos nessa internet a fora. E vou deixar uma sugestão fácil de fazer e deliciosa com um toque especial pra festa: o bombom de paçoca! Pensem em um doce bom! Já fizemos, testamos, aprovamos e aqui vai a receita:

 

Bombom de Paçoca (do tudogostoso)

 

Para o recheio:

  • 600 g de paçoca industrializada, esfarelada com as mãos

  • 300 g de leite condensado

Para a cobertura:

  • 300 g de chocolate meio amargo, específico para cobertura

  • 6 colheres (sopa rasa) de cacau em pó

Preparo do recheio:

  • Em uma tigela, misture a paçoca esfarelada com o leite condensado até formar uma massa firme

  • Enrole a massa em porções de cerca de 30 g (1 colher de sobremesa cheia)

  • Para fazer os bombons de 10 g, utilize como medida uma colher de café

  • Modele os bombons e reserve

  • Para facilitar na hora de enrolar, umedeça as mãos com água

Preparo da cobertura

  • Derreta em banho - maria o chocolate meio amargo picado

  • Acrescente o cacau em pó e misture

  • Passe os bombons no chocolate escuro derretido com o cacau ou banhe no chocolate branco derretido

  • Decore a gosto

  • Enquanto banha os bombons, deixe a tigela com o chocolate derretido dentro de uma vasilha com água quente

  • Disponha os bombons numa forma forrada com papel - manteiga e deixe descansar por alguns minutos

Nossa versão do bombom, até vestida a caráter

 

 4. Diversão e brincadeiras: é claro que a gente não ia esquecer jamais das brincadeiras, é o que fazemos! Tem muita coisa que pode ser feita mesmo com as coisas de casa, algumas delas:

 

- Boca do palhaço: Dá pra fazer com caixa de papelão e fazer uma cara palhaço com algumas cartolinas, ou pedir para alguém com talento de artista desenhar. Basta comprar bolinhas tipo daquelas de piscina de bolinhas que são super em conta - ou arranjar algumas como bola de tênis - e arrumar a distância pra acertar.

 

- Derrubar latas: essa tá fácil de fazer também, Dá pra usar latas de refri mesmo, enchendo com areia ou algo que pese, e usar aquelas bolinhas de tênis pro jogo. Latas de outros produtos e óleos de posto de gasolina também podem ser usadas.

 

- Argolas: umas garrafas que podem ser enchidas com areia ou grãos e até aquelas pulseiras antigas podem ser usadas no jogo, sempre um desafio porque eu acho difícil acertar!

 

E claro que todas as brincadeiras, assim como outras tradicionais, como a pescaria, podem ter um toque de estilo: vc pode pintar ou cobrir os objetos pra ficar mais fofo!

 

E claro, se der pra ensaiar, melhor que fica o ponto alto da festa, mas mesmo se não der, improvise uma quadrilha! O divertido é que quadrilhas improvisadas não precisa estar tudo dentro da música ou certinho, é só ter um casal pra puxar e se divertir. Alguns passos clássicos que já dão pra fazer uma quadrilha são:

 

- Cumprimento: homens de um lado e mulheres do outros, cada um se cumprimenta;

- Roda grande;

- Caracol;

- Túnel;

- Baile no final.

 

Olha um caracol, só não pode soltar as mãos!

 Aproveitem as dicas e façam uma super festa junina!

 

 

Please reload

Please reload

Nosso Blog

Destaque

Tags

Busca

Parcerias

Nos acompanhe em nossas redes sociais!
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle

Nos encontre

Nossos produtos e publicações utilizam o freepik.com

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - White Circle