top of page

Cardápio da festa: dicas com seu toque especial

Festa que é festa, é claro, tem que ter comida... eu sou apaixonada por comida de festa. Seja um fino jantar de casamento ou uma deliciosa mesa de docinhos de um aniversário infantil, é sempre tudo de bom.

Mas por ser algo tão essencial para a festa, como deixar todos satisfeitos e felizes com o que for servido, e ainda assim ficar do jeito que você espera? Algumas ideias podem ajudar a colaborar com esse objetivo:

* Use uma receita tradicional de família: geralmente aquelas receitas de família são deliciosas e infalíveis, e como você (ou sua mãe, sogra e seja quem for seu familiar) provavelmente são experts no assunto e já fizeram várias vezes, a chance de erra é quase zero. Já vi bolo um bolo com recheio tradicional de frutas; sanduiche de carne com tempero especial, enfim... a grande maioria, mesmo que sejam receitas grandes, dá para serm adaptado para mini sanduiches ou pedaços individuais que dá para servir à todos e fica com a sua marca registrada (aqui por exemplo é a torta de limão do maridão que é a minha favorita do mundo e que fez parte do meu chá de bebê).

IMG_3403.JPG

* Atenção aos convidados com restrições alimentares: tem algum amigo intolerante à glúten, lactose ou com algum tipo de alergia alimentar que você conhece? Então procure atender estas pessoas também. Não precisa ser o cardápio completo, mas é muito bom ser lembrado nessas horas... não consigo imaginar o quão ruim é ir à um evento e não poder comer nada!

* Cuidado ao inovar: é comum querermos fazer algo novo ou diferente para que seja a sensação da festa, mas é necessário ver realmente a inovação vai dar certo para não acabar em frustração. Por exemplo, às vezes temos uma deliciosa sobremesa que comemos super bem com garfo e prato, mas adaptada para uma porção individual em um copinho e colher de plástico fica difícil de comer. Por isso, teste sua receita antes de colocá-la no cardápio da festa.

_MG_1886.JPG

* Se você tem tempo e talento, mãos a obra! Eu sempre acho que comidinhas feitas pela própria família, mesmo que nem todas elas, são mais saborosas que as encomendadas. Nada contra mesmo às incríveis confeitarias, buffets e restaurantes com tantas coisas boas, mas acho que pelo menos um doce ou lembrancinha feito por você mesma dá o seu toque pessoal.

* Se o orçamento é limitado, priorize a comida: apesar de nos encatarmos cada vez mais com as decorações e artes das festas, às vezes esses vários detalhes saem bem mais caro, e convenhamos que festa com pouca decoração dá certo, mas festa com pouca comida é um problema. Então prorize o que será servido e encontro detalhes que estejam disponíveis para seu bolso. Você não precisa servir brigadeiro na colher onde você terá que comprar inúmeras colheres de plástico individuais, sendo que você pode enrolá-los e usar forminhas, mais em conta. Pequenas economias diversas no fim fazem uma grande diferença.

Gostaram? Agora é hora de planejar todas as delícias de sua festa.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page